quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cirurgia bariátrica!

Você sabia que a cirurgia bariátrica já existe há 20 anos?
Que o Brasil é hoje o segundo País que mais realiza cirurgia bariátrica, atrás somente dos Estados Unidos.
E que em dez anos, a cirurgia bariátrica teve crescimento de 800% na rede pública, enquanto na rede particular o aumento foi de 300%. E mesmo assim, com 7 milhões de obesos o Brasil ainda opera pouco. (é bastante né?)

O Brasil ainda está também entre os Países com mais obesos mórbidos, junto dos Estados Unidos, México e alguns Países da Ásia. (isso é muito triste!)

Ao longo desses anos a cirurgia bariátrica foi se tornando cada vez mais segura, com novas técnicas como a videolaparoscopia, que é um método muito mais seguro. Eu operei por videolaparoscopia e foi muito tranquilo, comparando com minhas 2 cesarianas...

Embora o método mais utilizado e considerado o padrão ouro da cirurgia bariátrica seja o By Pass em Y de Roux, não existe uma técnica mais recomendada, é necessário que o médico analise cada caso para escolher a técnica.

Normalmente se emagrece de 40 a 50% dos casos. Eu emagreci 50% e super feliz e saudável! Mas, vamos lembrar que cada caso é um caso. Ninguém emagrece igual… Assim como ninguém engorda igual…

Vejo muito as pessoas falando: "ahhh fulano emagreceu 15 quilos no primeiro mês e eu emagreci só 11…" Vamos combinar né? Fulano engordou 10 quilos em 1 mês, você também? Ninguém engorda igual e ninguém emagrece igual… então nada de minhocas na cabeça!

Cada corpo é um corpo e reage diferente de acordo com as suas necessidades, por isso pra quem vai operar, nada de paranoias e ansiedade, isso só atrapalha todo o processo!