quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como lidar com as expectativas

Após fazer a cirurgia, o grande barato é o rápido emagrecimento. Você começa a sentir nas roupas o efeito da redução do estômago, mas nem sempre o espelho te ajuda a perceber o progresso. Apesar de a balança mostrar que tudo está indo como o planejado, como lidar com suas expectativas?

Muita gente chega a ficar obeso mórbido por descontar as frustrações na comida. Comigo foi assim, e com você, provavelmente, também.

Não sei vocês, mas minha vida antes de fazer a cirurgia, era uma montanha-russa de engorda-emagrece: primeiro, eu achava que tinha chegado ao ápice do peso; então, começa uma dieta em modo hard; algumas semanas depois, me pesava pra ver os resultados; a balança me mostrava resultados irrisórios; frustrada, eu descontava na comida e engordava mais quilos do que os que tinha perdido.

Nesse meio tempo, antidepressivos, tratamentos alternativos e vários tipos de remédios pra emagrecer faziam parte da minha rotina, tudo sem fazer um efeito significativo.

Mas e agora, que estou operada, onde vou descontar minhas frustrações? Como vou lidar com a expectativa de finalmente ficar magra?

O que aprendi é que temos que ter paciência. Você já parou pra pensar quanto tempo você demorou pra ficar gordo? Não foi da noite para o dia, foi? É, aqui também demorou um bocado de anos.

O que temos que ter em mente é que, em média, a cirurgia faz com que você emagreça por até 2 anos, então não adianta esperar um milagre. E mesmo que você considere as mudanças em sua vida um milagre, o melhor é continuar rezando pra esse santo milagreiro, ou seja, continuar controlando a alimentação, fazendo exercícios físicos regularmente e manter o compromisso que você fez consigo mesmo no dia de sua cirurgia.