quarta-feira, 19 de março de 2014

Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico.

Você sabia que todos os pacientes que passaram por cirurgia bariátrica tem direito a uma Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico?

Em novembro de 2011 foi lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) a tão esperada carteira de identificação  visa contribuir com o atendimento adequado e integral do paciente que fez a cirurgia metabólica, principalmente, em casos de emergência. Na carteira, deverá constar o nome do paciente, o nome do cirurgião, a data da cirurgia e o tipo da técnica cirúrgica adotada, há também espaço para observações importantes, como alergia a substâncias, tipo sanguíneo, doenças associadas, entre outras informações que podem ser assinaladas pelo médico.
Para receber a sua carteira gratuitamente basta solicitar ao seu cirurgião que faça o pedido na SBCBM!

Como eu gosto de ser diferente, eu pedi para minha vizinha Cristina que é design para me ajudar a montar a minha!!! 


Quando estava no hospital ainda entreguei para ele preencher!!!! Ainda não usei em nenhum lugar!!!
Eu ainda acho que em todos os estados no nosso país deveria ter uma lei que obriga os restaurantes e bares a oferecerem 50% desconto para pessoas que tenham passado por algum tipo de cirurgia de estômago, pois não comemos nem metade do que é servido mas temos que pagar o preço total???

Em alguns estados isso já funciona: Caso a lei seja aprovada, os estabelecimentos deverão oferecer desconto ou meia porção para os clientes que provarem através de carteirinha ou atestado médico que passaram pela cirurgia. Além disso, os restaurantes serão obrigados a colocar cartazes em lugares visíveis, informando os clientes sobre o novo direito. 

A iniciativa é inédita no mundo, segundo o presidente da entidade, Ricardo Cohen, e foi inspirada nos documentos dados a pacientes submetidos a cirurgia cardíaca e colocação de marcapasso.
O objetivo é oferecer mais segurança às pessoas que passaram por cirurgia de obesidade quando forem atendidas por outros médicos, principalmente em emergências.
A carteirinha é um guia para que os não especialistas possam tratar os pacientes mais adequadamente“, afirma Cohen.

O número de pacientes que fizeram cirurgia bariátrica vem crescendo. Em 2010, 60 mil pessoas passaram por uma operação, contra 45 mil em 2009 e 38 mil em 2008, segundo dados da sociedade.

Com o aumento do número de cirurgias, cada vez mais operados acabam procurando serviços de emergência pelo país, fora dos grandes centros médicos, diz Cohen.
A SBCBM promove cursos mensais sobre as bases da cirurgia bariátrica por todo o país, para que médicos não especializados tenham noções básicas dos efeitos do procedimento sobre o organismo dos pacientes.

A carteirinha vai facilitar o atendimento dos operados. O documento traz o nome do paciente, do cirurgião, a data da operação e o tipo de técnica adotada: banda gástrica ajustável (que “estrangula” o estômago); gastrectomia vertical (redução do estômago); derivação biliopancreática (que faz um desvio do intestino delgado para reduzir a absorção de nutrientes) ou derivação gastrojejunal em Y de Roux (grampeamento do estômago).

ATENÇÃO:
Os operados necessitam de cuidados especiais em caso de apendicite, endoscopia, obstrução do intestino, gravidez, cesariana entre outros.
Endoscopia - ao saber que o estomago está reduzido ou se tem uma banda gástrica, o endoscopista vai saber como deve guiar a camera pleotubo digestivo do paciente.
Obstrução do intestino - cirurgias bariátricas podem mudar a anatomia do orgão. Se a pessoa sofrer uma obstrução depois, o medico precisa fazer exames para reconhecer essa anatomia e achar o problema.
Apendicite - a posição da apendicite de quem fez uma redução de estomago pode ter sido alterada, por causa de aderências de correntes da cirurgia, por exemplo. Em caso de apendicite, o medico precisa saber disso.
Gravidez - mulheres operadas podem precisar de mais suplementos vitamínicos durante a gestação.

Cuidados Especiais
Os operados precisam de cuidados especiais em caso de apendicite, endoscopia, obstrução do intestino, gravidez, cesariana, entre outros.
Os médicos também devem ter alguns cuidados diferentes em relação à administração de remédios. Se o paciente que fez operação bariátrica tem uma pneumonia, deve tomar um tipo específico de antibiótico“, explica o cirurgião.
A própria cirurgia também pode causar complicações a longo prazo e levar o paciente a procurar outros médicos, especialmente pela diminuição da absorção de nutrientes.
A falta de vitaminas B, D e cálcio pode causar problemas, como osteoporose, e requerer suplementação com uso de comprimidos.

A desnutrição também pode acontecer, mas é rara: atinge 1% dos pacientes. A carteirinha será distribuída aos pacientes pelos próprios cirurgiões. Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário