quarta-feira, 26 de março de 2014

O Que Aprendi com a Bariátrica!


Sabe o que eu descobri e percebi depois de fazer a cirurgia bariátrica? 

Percebi que meus problemas eram amenizados com comida. 

Descobri que eu me apoiava nela como uma amiga.

Percebi que comer era um prazer sem igual.

Descobri que os momentos bons da vida como: reunir amigos, visitar parentes, passear no shopping, festas, quase sempre acabam sendo celebrados em volta de uma mesa e que talvez por esse motivo a comida seja associada com a felicidade para nós obesos.

Percebi que a comida é um vicio que somos obrigados a controlar pro resto da vida.

Descobri que a felicidade que ela (a comida) proporciona era uma ilusão. Falsa ilusão!


Percebi que tinha vergonha de mim e do meu corpo e que me escondia na minha própria amargura. 

Descobri que eu comia por momentos mais felizes que nunca chegaram.

Percebi que pensamentos de arrependimento, durante a dieta liquida, eram mais frequentes que minha felicidade de estar emagrecendo, mas refleti bem e pensei: Poxa, será que era essa vida doente que eu queria pra mim?

Descobri que estava me iludindo com pensamentos de que poderia ter somente reduzido a comida e que não precisava de cirurgia, de tantas restrições, de todo esse sofrimento.

Percebi que fui bem franca comigo mesmo ao admitir que não! Admito, nunca teria conseguido sozinha.

Descobri que muitas pessoas magras não sabem o que os obesos passam.

Percebi que muitas vezes me importei com opiniões alheias.

Descobri que essas opiniões é que me deixaram muito mais doente.

Percebi que minhas fotos nas redes sociais são antigas.

Descobri que sempre procurei me ausentar de fotos.

Percebi que tapar a barriga com a almofada não me ajuda a parecer mais magra.

Descobri que odiava tirar fotos.

Descobri que realmente não gostava de fazer dieta.

Percebi que é necessário viver pro resto da vida de dieta.

Descobri que não gosto de ser gorda.

Percebi que pensei: o que foi que eu fiz?

Descobri que eu fiz a escolha pela vida e felicidade, pela saúde e autoestima.

Percebi que não preciso da preguiça que a obesidade proporciona.

Descobri que preciso de parques da natureza e de mais momentos de lazer.

Percebi meu escapismo, cada dia maior, das atividades de lazer, tudo pra evitar fadiga e das dores nas pernas.

Descobri que as pessoas não lembram mais de mim por eu me esconder tanto.

Percebi que, mesmo sendo um estranho, me chamarem de gordo ou do mais comum apelido: "gordinha". Magoava-me muito, mas ninguém percebia isso!!

Descobri que posso ser mais do que somente “um rosto lindo”!

Percebi que não comia pra engordar e sim para suprir algo que faltava que nem eu mesma sabia o que era!

Percebi que sou fraca e que precisava de ajuda e não de mais comida.

Descobri que o mundo esta condenando a nossa sociedade a essa pandemia chamada obesidade.

Percebi que a obesidade é uma pandemia.

Descobri que obesidade é uma doença crônica.

Percebi que quero apenas ser bonita e não mais ridicularizada pelas opiniões de algumas pessoas magras (disse algumas, não todas) que não entendem como uma pessoa pode chegar a tal ponto de obesidade. 


Descobri que ser gordo é traumático e que me trouxe marcas na pele como cicatrizes e estrias que terei que carregar pro resto da minha vida.

Percebi que as marcas não são somente na pele.

Descobri que cicatrizes e estrias podem ser escondidas, amenizadas, e que não são piores do que ser obeso mórbido.

Percebi que minha cabeça deve ser tratada.

Descobri como tratar minha cabeça.

Percebi a importância de participar de um grupo de pessoas que passam a mesma dificuldade que a sua.

Descobri como procurar ajuda.

Percebi que, principalmente, quem deveria me ajudar era eu mesma.

Descobri que comer bem não é comer um montão e sim comer pouco com qualidade.

Percebi que comer pouco com qualidade é muito mais difícil depois que o mundo apresentou sabores que mechem com minhas emoções e sentidos.

Descobri que cirurgia bariátrica não é um milagre.

Percebi que sempre tive distorção da minha imagem.

Descobri que essa distorção foi criada pela mídia.

Percebi que há muito tempo atrás, quando me achava muito gorda, na realidade eu era magra.

Descobri que quero voltar a ser como antes.

Percebi que não teria tido todos esses transtornos se tivesse descoberto tudo isso antes.


Descobri que não tinha percebido nada disso antes de fazer essa cirurgia e estou feliz por aprender.

Um comentário: