domingo, 26 de janeiro de 2014

PERGUNTAS FREQUENTES

  
Resolvi postar aqui as perguntas que mais me fazem desde que decidi fazer a cirurgia. Não sou especialista em nenhuma área da saúde, por isso todas as minhas respostas são baseadas nas perguntas que fiz aos meus médicos, conversando com outros bariátricos e em minha própria experiência, o que não significa que vai ser igual para todo mundo!!!

Quanto tempo leva do dia da primeira consulta até a cirurgia? 

Isso depende muito. 
Pelo SUS existe uma fila de espera que vai depender do Estado e da cidade que você mora. Pelo que tenho lido leva em média 2 a 4 anos.
Particular leva uns 2 meses, e convênios uns 3. Mas tudo isso depende da agenda dos médicos e do tempo que você levar para fazer os exames.

Você não tem medo de morrer com a cirurgia? Já ouvi muitas histórias de gente que morre por causa desse tipo de procedimento!

NÃO. Eu não tenho medo de morrer pela cirurgia, e sim pelos fatores de risco que a obesidade mórbida me trazem. Fiquei sabendo em pesquisas feitas em sites que a obesidade é a 2ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo só para o cigarro? Dá pra imaginar isso? Morre MUITA gente por causa da obesidade, por causa das doenças causadas pela obesidade. Se você fizer a cirurgia com uma boa equipe, e seguir rigorosamente TODAS as orientações médicas você corre muito menos risco de morrer pela cirurgia do que por alguma doença causada ou agravada pela obesidade!!!

Você pode voltar a engordar depois da cirurgia?

SIM. Você pode engordar sim. Você precisa seguir a risca todas as orientações médicas de sua equipe, e uma delas é fazer exercício físico sempre, para o resto da vida. A cirurgia não é mágica, é apenas uma arma para ajudar a emagrecer, mas manter-se magro vai depender se seu esforço e mudança de hábitos, mudança de VIDA.

Quanto tempo a pessoa precisa ficar internada?

Eu ainda não operei, mas se tudo correr bem você vai ficar 2 a 4 dias internada, depende do critério do seu médico.

Você vai poder comer de tudo após a cirurgia?

Em seguida que você fizer não. Haverá uma forte restrição alimentar, você tomará apenas líquidos nos primeiros 15 dias, e pastosos por mais algum tempo. Esse tempo ainda não posso dizer pra vocês porque ainda não operei, e varia um pouco dependendo do tipo de procedimento que você vai fazer. Eu recebi somente minha dieta líquida!
Passado o tempo que o nutricionista achar necessário ele vai ir liberando algumas coisas, e chegará um dia que não haverá restrição nenhuma. Ocorre que você precisará ter bom senso, se comer como comia antes vai engordar, precisará controlar. E também acontece que alguns gastroplastizados passam a não conseguirem comer determinados alimentos, mas isso você só saberá na prática, não é igual pra todo mundo.

A pessoa operada perde cabelo?
Sim, depois de uns 4 meses de cirurgia a pessoa perde muito cabelo, mas não fica careca. Quanto melhor for sua alimentação melhor você vai contornar esses efeitos colaterais da cirurgia.

Você vai ter que tomar medicamentos depois da cirurgia?

Vai sim. Após a cirurgia você tomará algumas vitaminas porque com a alimentação normal não será capaz de suprir todas as necessidades do organismo. Depois, com o tempo você vai fazendo exames, e de acordo com os resultados o médico poderá manter alguns e retirar outros.

Todos os operados sofrem muito com vômitos?

Nem todos. Já ouvi falar de pessoas que nunca vomitaram por causa da cirurgia.

Quantos quilos você precisa ter para poder fazer a cirurgia pelo convênio?

Seu IMC (índice de massa corporal) dever ser igual ou superior a 40. Ou você pode ter IMC entre 35 e 39 e ter outras comorbidades, que são doenças que poderão ser agravadas com a obesidade, como diabetes, pressão alta, problemas de coração, essas coisas.

Tem que emagrecer antes da cirurgia?
Depende, se a pessoa está muito acima do peso tem sim, até para diminuir os riscos. qualquer pessoa que faz uma cirurgia corre riscos, mas o obeso por exemplo tem 30% a mais de chance de ter embolia pulmonar do que um paciente que está em seu peso ideal. Quando a pessoa está com IMC muito acima de 40 o médico pede que ele perca um pouco de peso, mas logicamente não é muito, porque se a pessoa conseguisse emagrecer muito não estaria fazendo a cirurgia!

Quanto você vai poder ingerir de alimentos ou líquidos de uma só vez depois da cirurgia?
Você vai poder ingerir 200 ml de uma vez. Até 250 ml você aguenta, mas para não correr o risco de dilatar o estômago novo você deve ingerir sempre 200 ml no máximo.

Quanto tempo depois da cirurgia podemos tomar chimarrão?

Mais uma vez digo que vai depender de sua equipe médica, tem que ser o tempo que sua nutri liberar. Conversei com uma amiga de facebook que a  nutricionista dela pediu que esperasse  6 meses, pra cicatrizar bem o estômago, e pra não ficar enchendo o estômago de líquido nessa fase tão crucial que são os primeiros meses.

Quanto tempo depois da cirurgia podemos praticar exercícios físicos?

Essa cirurgia não é do tipo que requer repouso absoluto, principalmente quando for por vídeo, então o médico manda que a gente caminhe já desde que vamos pro quarto, assim que passa totalmente o efeito da anestesia. É recomendado que a gente caminhe todos os dias um pouco, devagar, sem esforço, e não passe o dia deitado, é pra deitar somente na hora de dormir. A hora de começar a praticar exercício físico pra valer vai depender do médico e de sua evolução. Nunca façam nenhum tipo de exercício sem autorização do seu médico. O ideal é procurar um profissional de Educação Física para que faça um acompanhamento e indique quais exercícios são ideais para você!

Sentimos fome depois da cirurgia?

Nos primeiros meses a maioria diz que não sente nadinha de fome, apenas vontade de comer algumas coisas. Mas com o passar do tempo acho que o organismo aprende a produzir novamente a tal grelina (hormônio da fome) e a gente volta a sentir sim.  O bom de tudo é que nos satisfazemos com muito menos comida do que antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário