segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tirando mais algumas dúvidas!!


* LEMBRANDO QUE AS RESPOSTAS SÃO BASEADAS EM PESQUISAS E TROCA DE EXPERIÊNCIA COM OUTROS BARIÁTRICOS!!

O que é obesidade?

Obesidade é uma  doença crônica caracterizada por excesso de gordura no organismo com conseqüente aumento de peso. É considerado obeso o individuo com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 30.

O que é IMC?

IMC significa “índice de massa corporal” e é um dos indicadores de obesidade. Serve como parâmetro para recomendação do tipo de tratamento.

O que são comorbidades?

São doenças associadas à obesidade.

O que é fístula?

É um escape (vazamento) na cirurgia. Os líquidos ingeridos acabam saindo pelos grampos, exteriorizando-se pelo dreno ou pela cavidade abdominal, causando dor e febre. O tratamento é realizado com jejum, ingestão de antibióticos e, em alguns casos, dieta por sonda. Nos casos mais graves, o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia para limpeza do vazamento e fechamento do orifício para que ocorra a cicatrização.

O que preciso levar para o hospital?

Deve-se levar os exames e objetos de uso pessoal.

Como enfrentar a dieta do pós-operatório?

A dieta no pós-operatório é obrigatória. Para enfrentá-la, é muito importante a ajuda da psicóloga e da nutricionista. Quem não segue a dieta para a qual é orientado pode ter complicações e, até mesmo, sofrer risco de vida.

Como cuidar do corte no pós-operatório?

O ideal é deixar o corte sem curativo, lavar com sabonete anti-séptico, manter a área seca e passar spray de merthiolate. No orifício do dreno, após a retirada, recomenda-se mantê-lo coberto com curativo até parar de sair secreção.

Quando fazer ginástica, ter relação sexual, pegar peso, subir escada e dirigir?

  • Hidroginástica – 20 dias;
  • Ginástica aeróbica – 30 dias;
  • Musculação – 30 dias;
  • Relação sexual – 20 dias;
  • Dirigir – 20 dias;
  • Subir escadas – logo que chegar em casa, desde que seja devagar;
  • Segurar bebê no colo – depois de 20 dias.
******* LEMBRANDO QUE ESSES TEMPOS PODEM VARIAR DE MÉDICO PARA MÉDICO, FALE COM O SEU PARA SABER O TEMPO EXATO!!!

O que é síndrome de dumping?

A síndrome de dumping ou esvaziamento rápido é causada pela ingestão de açúcar, de alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata e massas ou muito gordurosos. Ocorre devido à chegada muito rápida do açúcar ao intestino e às mudanças no trânsito alimentar causadas pela cirurgia. Essa concentração repentina de açúcar faz com que o intestino absorva água do organismo para diluir este açúcar, podendo provocar sintomas como: sudorese, tremor, visão turva, sensação de desmaio, cólicas abdominais e diarréia, seguida de intensa fraqueza.

O que tenho que fazer quando tiver dumping?

Sentar ou deitar. A sensação de aceleração dos batimentos cardíacos, mãos úmidas, pegajosas, suador, tremores, passa em menos de trinta minutos. Anote o que você acabou de beber ou comer. Após alguns episódios de dumping o paciente se torna capaz de reconhecer que alimentos e bebidas devem ser evitados. Não insista nesses alimentos.

O que é hipoglicemia? Quais são os sinais e sintomas de hipoglicemia?

É quando a taxa de glicose (açúcar) no sangue fica abaixo do normal, causando sinais e sintomas que aliviam com a alimentação.Os principais sintomas são aceleração dos batimentos do coração, escurecimento da visão suador, mãos úmidas e pegajosas e uma sensação de enjôo. Os sintomas podem vir isolados ou associados.

O que vai acontecer se eu comer muito?

Além da sensação de empachamento (cheio), o paciente pode apresentar vômitos e refluxo do alimento. Isto pode ser previsto pelo paciente quando ele começa a sentir-se satisfeito. Quando começar a se sentir satisfeito (cheio) pare de comer.


Posso beber bebidas alcoólicas ou fumar após a cirurgia?

Tanto o álcool quanto o fumo são extremamente prejudiciais a sua saúde. Por essa razão não indicamos!

Quando vou conseguir comer depois da cirurgia?

Você estará liberado (a) para comer, ou seja, fazer uma dieta geral, no segundo mês após a cirurgia, mas com restrições de volume de alimento. O ideal é utilizar pratos e talheres de sobremesa até se adaptar à quantidade de alimento que deve ser ingerida, pois, se insistirem grandes volumes de comidas, poderá passar mal, o que prejudicará o resultado.

Vou ter que tomar vitaminas para sempre?

Dependendo da técnica utilizada sim, terá que fazer  uso contínuo.

De que tamanho vai ficar meu estômago?

O tamanho do seu estômago, geralmente, ficará em torno de 4– 5 cm, com passagem de aproximadamente 12 mm.

Como fica a outra parte do estômago?

Fica exclusa, ou seja, o alimento não passa mais por ela, porém continua funcionando, pois se mantém ligada a vasos. Hoje em dia, existem aparelhos de endoscopia para examinar essa parte, quando necessário. Em caso de câncer é mais fácil desenvolver no estômago menor, já que, no desenvolvimento, faz parte a carga genética associada a fatores carcinógenos. Mas, em casos de suspeita, podemos examinar.

Vou ter anemia depois da cirurgia?

Não é comum. Somente se houver um excessivo sangramento menstrual, no caso das mulheres, ou se não se alimentar adequadamente. Por isso, é importante o acompanhamento com a nutricionista e a freqüência de 6 em 6 meses ao médico para a realização de exames.

Vou emagrecer demais?

É necessário o acompanhamento nutricional, pois o paciente tem que perder só a gordura. Mas, se não tiver uma alimentação adequada e não fizer atividade física, poderá perder massa muscular e ficar com aspecto de “doente”.

É obrigatório fazer atividade física?

Não é obrigatório, mas é o ideal. Sem atividade física, o paciente pode ficar com excesso de flacidez, principalmente nos braços e na região interna das coxas.

Tenho que perder peso para fazer a cirurgia?

Em alguns casos, sim. Principalmente nos pacientes com IMC de 50 ou mais. Isso é solicitado para diminuir  o risco cirúrgico e evitar complicações.

Quem tem problemas de vesícula ou hérnia de hiato pode fazer a cirurgia?

Pode. Geralmente, faz-se o processo de cirurgia associada, mas cada caso é avaliado e discutido em consulta.

Quanto tempo demora a cirurgia?

Depende de cada caso, mas geralmente varia entre 1 e 3 horas.

Quanto tempo vou ficar internado(a)?

De 2 a 3 dias, mas tudo depende da evolução de cada um.




Nenhum comentário:

Postar um comentário