quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hérnia de disco e a musculação.

A prática de exercícios resistidos vem cada vez mais ganhando adeptos que buscam seus benefícios. Porém, algumas pessoas portadoras de certas síndromes e doenças, ainda veem a musculação com maus olhos e certo preconceito para o treinamento de força. Isto vem aos poucos mudando, mas ainda faltam esclarecimentos de que certas limitações anatômicas e fisiológicas podem ser amenizadas com a prática de musculação.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras, além dos discos intervertebrais, nervos, músculos, ligamentos e a medula. Dentro deste complexo conjunto que acontece a maioria das disfunções que causam dores na região das costas. Porém, se simples dores na coluna não são tratadas de maneira adequada, podem vir a se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, que tem seu estágio inicial presente em praticamente 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna são unidas por articulações conhecidas como discos intervertebrais, que são formados por material fibroso e gelatinoso, e que desempenha a função de amortecimento e dissipação do impacto gerado elo corpo. A hérnia de disco ocorre então, quando parte deste disco (que em geral são os das vértebras cervical, dorsal ou lombar) se desloca para trás ou então para um dos lados dacoluna, o que acaba comprimindo o nervo e causando dores bastante incômodas. As razões para isso ocorrer nem sempre estão ligadas a esforços, mas sim a uma condição inicial já existente.

Como este problema ocorre numa das partes mais importantes de nosso corpo e responsável pela absorção e dissipação do impacto, além de ter um papel fundamental na estabilização dos movimentos, a musculação deve ser feita com inúmeros cuidados, para que não se agrave o quadro e para que o treinamento correto auxilie no tratamento.

Exercícios a serem evitados para quem tem Hérnia de Disco

O treinamento resistido para este tipo de caso não pode de maneira alguma comprimir a coluna ou obrigá-la a fazer um esforço desnecessário. Põe exemplo o agachamento, este é um exercício que deve ser abolido da rotina de quem tem hérnia de disco, pois comprime a região da coluna e obriga esta a estabilizar um movimento amplo, que pode vir a causar piora do quadro e bastante dor, assim como movimentos feitos em posições de compressão, como o leg-press, para quem tem hérnia nas vértebras lombares ou dorsais).

O treinamento da parte superior do corpo não fica tão prejudicado pela hérnia de disco, pois a maioria dos movimentos não necessita de tanta força dos músculos das costas e da coluna vertebral para serem estabilizados. Logicamente existem exercícios que também não são indicados, ou que devem ser feitos com todo o cuidado para não serem executados com uma postura incorreta, mas na maioria dos casos, a parte superior tem um treino igual ao de alguém saudável. O real problema da hérnia de disco é a parte posterior, pois além da necessidade de estabilização maior, é a falta de fortalecimento desta região, que também atua como fator de pré disposição para o surgimento e piora do quadro.

Segundo o Dr. Aluisio Gonçalves, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

“a pessoa com protusão discal deve fazer exercícios para o fortalecimento muscular paravertebral, do quadríceps femoral e abdominal. Deve evitar realizar atividade física que gere impacto, e preferir atividades de baixo impacto como bicicleta, transport e principalmente atividade aquática como hidroginástica. Sinta-se bem com os exercícios e não esqueça jamais que você tem hérnia de disco. Mantenha atividade física sempre com orientação de um bom profissional”.


Por isso, é sim possível praticar musculação, mesmo que você tenha hérnia de disco, sendo necessário apenas alguns cuidados na prática

FONTE: http://www.treinomestre.com.br/hernia-de-disco-e-musculacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário